domingo, 20 de setembro de 2009

Meu Sonho ou sonho de todos nós????



Hoje inicio este blog com um sonho: mudar minha cidade!
Melhor:  eu quero um sonho muito maior: mudar a Baixada Santista, Estado de São Paulo e o meu Brasil.

Impossível??? Se acreditasse nisso, não lutaria por isso! Martin Luther King quando disse o famoso "I had a dream" ("Eu tive um sonho") não imaginaria a mudança que causaria e, claro, que ainda há muito o que fazer.
Mas, não sou Luther King e este meu sonho, que não é só meu, tem a ver com a substituição do nosso veículo motorizado (normalmente um carro ou moto), a "armadura" do século XX e XXI, onde o metal, o vidro e o plástico nos oferece uma defesa contra os outros “cavaleiros” e nos permite ver e sentir todas as formas de agressões que os outros nos infligem: andar devagar demais, ou rápido demais, no meio, param no farol amarelo ou passam no farol vermelho.
Estão sempre nos agredindo, os nossos iguais, os carros, mas também, os mastodontes motorizados: os caminhões, os ônibus, as vans e as camionetes. Sofremos ataques até dos veículos menores, as motos, os pedestres, os cavaleiros, os carroceiros de papéis, latas etc.
BASTA !!!!  Com a neurose, com a nossa psicose e com o desperdício de tempo, de energia não renovável, da nossa felicidade.  A saída esta na humanização do transporte: o andar a pé, quando temos tempo e para distâncias menores; correr em alguns casos, mas a grande alternativa está na bicicleta, bike ou magrela. O ganho é enorme e fico assustado de como descobri isto somente aos 50 anos de idade, o ganho que está tão em moda: a proteção ao meio ambiente, a poluição zero, pois mesmo o veículo elétrico polui (na produção da energia elétrica), a bike é rápida (média de 15Km por hora) contra 5 a 10 km /h nos horários de pico dos carros nas grandes cidades. Ganhamos também com a famosa frase “pratique um esporte”, me peguei diversas vezes pensando que numa academia gastamos muitos reais para fazermos esforço para nada. Como diria W. Edwards Deming, o papa da qualidade total, é um enorme desperdício!
O ciclista ou caminhante gasta energia, melhora sua saúde, economiza dinheiro e ainda aproveita o esforço para um dos maiores desperdício que existe: o transporte. Ainda há a questão lúdica e divertida, o olhar olho no olho com os ciclistas e caminhantes, a ausência da "armadura" de metal e vidro nos torna mais humanos, e as paisagens como as que eu aproveito na Baixada Santista. As únicas desvantagens estão associadas à baixa prioridade que é dada a estes meios de transporte, principalmente porque contrariam grandes poderes econômicos, à toda indústria automobilística e sua cadeia de suprimentos, as empreiteiras com seus ganhos mastodônticos e as oportunidades dos corruptos de obter uma parte de seus ilícitos ganhos, pois não seria possível extrair vantagens dos ciclistas e pedestres. Os automóveis poderiam coexistir para maiores distâncias, mas priorizando os transportes intermunicipais e de longas distâncias como trens, ônibus, aquáticos e aéreos. É também uma forma de democratizar, pois o carro é uma forma de status e de diferenciação entre quem tem e quem não tem, e quando se tem qual é o seu ano, marca e valor. Em tese qualquer um pode comprar uma bicicleta, somente com a economia do transporte público.
Uma mudança radical, porém necessária para uma civilização mais ecológica, mais humana e mais integrada com a natureza.

Vamos nessa???? Vamos transformar este sonho em realidade???

Se você acredita, lute comigo!!!

O primeiro passo: participem da Semana Nacional do Trânsito ocorre todo ano, no Brasil, de 18 a 25 de setembro. No 22 de setembro ocorre, em várias cidades do mundo, o Dia Sem Carros.


Abaixo alguns vídeos que corroboram com o nosso pensamento:

Ciclovia para as cidades que queremos




O exemplo do Rio de Janeiro 140Km de ciclovias.


Vídeo da TV Senado sobre ciclovias em Brasilia:




E o que não deve ser feito:

Um comentário:

  1. Leornado,

    Acabo de cnhecer o seu site, estava navegando no youtube e encontrei.
    Tambem sou a favor da bicicleta como transporte principalmente na baixada santista e acho que tanto o Litoral sul quanto norte podem serr mais explorados como excelentes opçÕes de cicloturismo.
    Parabêns pela iniciativa...espero uma hora poder lhe encontrar para trocarmos algumas ideias. sds...João batista

    ResponderExcluir